E aproveitando o clima de Natal, comprei na Feira do Livro de Brasília, numa promoção, o pequeno, mas lindo, “Conto de Natal de Auggie Wren”, de Paul Auster, com ilustrações de Isol. Aí lembrei que já tinha visto algo assim no cinema e fui tirar a limpo. Este é só um conto curto mesmo, que o autor, como roteirista, incluiu no filme “Smoke” ou “Cortina de Fumaça”, como se chamou no Brasil.
Dirigido por Wayne Wang, tem como protagonistas Harvey Keitel e William Hurt, e participações de Forest Whitaker e Stockard Channing, entre outros. O conto do livro consiste apenas nos últimos 9 minutos do filme, mas é de profunda delicadeza. O filme todo, na verdade, mescla histórias cheias de sutilezas, em que brancos e negros convivem no Brooklyn, ora tensa, ora amorosamente. Afinal, são histórias de Paul Auster, e estamos falando de um mestre.
A edição do livrinho da Cia. das Letras é lindíssima; as ilustrações, maravilhosas. O diminutivo diz só do formato pequeno e curto, não da grandeza desse autor. Um presente de Natal baratinho, mas sem preço.
Beijus!
Posts recomendadosVer Todos
A descoberta do Brasil e outros deslocamentos
Delicada e forte carpintaria literária
Diferentes emoções numa impressionante coleção de contos
Silêncio! Precisamos ouvir o canto da iara
Nas alturas escarpadas da estética
Falta de pensamento e de contato com a realidade, e a canalhice de sempre