Em viagem ao Rio Grande do Sul, pude curtir algumas das melhores produções da cultura daquele estado e, claro, do Brasil. Primeiro, por participar do lançamento do projeto Gaiteiros do Brasil, do grande Luiz Carlos Borges, que trouxe ao palco do Teatro Renascença o francês Richard Galliano (D), uma das maiores feras do que chamamos acordeom, sanfona ou, para os gaúchos, gaita. O evento teve participações também do próprio Borges (E), um gênio do instrumento, além do garoto Dudu Gaiteiro, de apenas 11 anos, mas um talento nato, e de Samuca e seu quarteto. Puro encantamento!
No dia seguinte, assisti ao lançamento do primeiro disco solo de Beto Bollo (foto), Olhos de Águia, na verdade um álbum duplo, com um disco instrumental e outro cantado. O músico, compositor, cantor e arranjador que integra o Tambo do Bando brinda o ouvinte com um repertório denso, de canções apuradas tanto em melodias quanto em letras, pesquisa da cultura negra, participações especialíssimas de grandes parceiros de seus 30 anos de carreira, e arranjos que envolvem e apaixonam.
Por fim, mas não menos importante, recebi do percussionista Chicão Dornelles o audiolivro que ele produziu, com Marcelo Lehmann, Universo Percussivo. No livrinho, Chicão ensina a produzir instrumentos com material reciclado, coisas ao mesmo tempo fáceis e práticas; apresenta alguns dos principais ritmos da música brasileira, como samba, frevo, baixão, xote, além de regionais, como milonga e chamamé. E completa com o disco que traz esses ritmos interpretados por ele e por Lehmann, uma delícia em formato de bolso.
Viagem ao Rio Grande do Sul é garantia do melhor da cultura nacional!
Beijocas!
ps – Claro que as fotos são de Paulo de Araújo
Posts recomendadosVer Todos
Emoção por todos os poros
Audaciosamente indo
A descoberta do Brasil e outros deslocamentos
Delicada e forte carpintaria literária
Diferentes emoções numa impressionante coleção de contos
Silêncio! Precisamos ouvir o canto da iara