Fui assistir à primeira sessão da Mostra Brasília, parte do Festival de Cinema dedicada à produção local. Gosto muito de ver esses filmes que, em maior ou menor grau, retratam aspectos da cidade, dão vez e voz aos artistas daqui, com suas ideias e seus registros de memória e criação. Em anos anteriores, produções interessantes foram apresentadas na Mostra Brasília, como, no ano passado, “Vida Kalunga” e “Meu amigo Nietzsche”.
Este ano, uma belíssima animação abriu a primeira tarde da competição: “A Roza” (foto), de Juliano e Marieta Cazarré. Poema adaptado por Juliano Cazarré da obra de Simões Lopes Neto, mergulha no universo linguístico de Elomar Figueira de Mello. O próprio Elomar narra a história, que tem música de seu filho, João Omar. Uma narrativa trágica, com lindo resultado visual e sonoro, um verdadeiro poema.
“Ballet”, de Octávio Mendes e Eduardo Gomes, e “Desdobráveis”, de Marcelo Diaz, são curtas que exploram a produção artística da cidade, mesclando expressões e contando histórias curtas.
“Mina da Liberdade”, de Chico Furtado, apresenta o cotidiano de um terreiro em São Luís do Maranhão, com os cultos e ritos ligados à tradição das religiões de matriz africana, as cores, os ritmos e personagens daquele universo.
O longa que encerrou a sessão, “T-Bone Açougue Cultural”, de Alisson Machado, retrata a vida dupla do açougueiro e produtor cultural Luiz Amorim, criador do projeto que integra literatura, música e outras expressões artísticas, de forma inusitada, no açougue da 312 Norte. A história de Amorim é rica e interessante, o filme tem humor e memória, celebra um realizador e batalhador pela leitura e pela cultura. Faltou um pouquinho de edição. O filme poderia durar dez a quinze minutos menos, mas nem por isso deixa de ser um grande registro de um dos mais heroicos atores da cena cultural brasiliense.
Bjs!
Posts recomendadosVer Todos
Felicidade no dia dos pais
Emoção por todos os poros
Audaciosamente indo
A descoberta do Brasil e outros deslocamentos
Delicada e forte carpintaria literária
Diferentes emoções numa impressionante coleção de contos