O povo da lua
R$30.00
Diferentemente do Haiti, em que a tragédia chegou ao conhecimento de todo o mundo em questão de horas, para saber da existência de Araras e do fenômeno que atormentava a sua gente por décadas era preciso que alguém fizesse chegar aos moradores de um grande centro urbano aquele drama, aquela história, ignorada por todos, até por quem, de alguma forma, a conhecia, mas se recusava a tomar uma atitude.
A série de reportagens de Renato Alves sobre os portadores de xeroderma pigmentoso no interior de Goiás representou o momento de mudança na situação daquela comunidade, até então desprovida de direitos e de apoio. As matérias publicadas no Correio Braziliense deram visibilidade ao problema, levando as pessoas a viver uma nova realidade.
GTIN: 9788591827442
NMC: 4901.99.00
Edição: 1ª Edição
Data de publicação: 28/03/2016
Tipo de produto: Livro brochura (paperback), Com orelhas
Conteúdo do produto: Texto, Imagens
Número de páginas: 148
Descrição do Público-alvo: Jovem e adulto, interessados em assuntos de saúde e doença
Segmentação: Geral
Nosso país e nosso tempo andam tão carentes de bom jornalismo que repórteres do nível de Renato Alves são merecedores de aplausos constantes. Afinal, graças a trabalhos como os que ele desenvolve há mais de quinze anos, a partir de Brasília e do Correio Braziliense, onde atua, leitores e toda a comunidade são beneficiados, mais que com boas informações, com a própria transformação da realidade.
Depois de brindar os leitores com “O caso Pedrinho”, extenso e profundo resumo de uma história que abalou os corações do Brasil inteiro ao longo da verdadeira novela em que se transformou, agora é a vez de Renato Alves trazer a público, em forma de livro, nova e vital reportagem em “O povo da lua”.
Aqui, como no livro anterior, o jornalista resume a série de reportagens que fez sobre uma história tocante e importante tanto do ponto de vista humano quanto em seus aspectos políticos e científicos. Trata-se do acompanhamento da pequena comunidade de Araras, no interior de Goiás, que abriga a maior concentração mundial de doentes de xeroderma pigmentoso. Mal de origem genética, o XP vulnerabiliza a pele de seus portadores, que se tornam sujeitas a todo tipo de câncer.
O que a investigação de Renato Alves revela é que, estranhamente, nunca antes da série publicada pelo Correio Braziliense aquela comunidade havia sido tratada com o cuidado, o respeito e os direitos que deveria ter tido. Nem pela comunidade científica, muito menos pelas autoridades de todas as esferas.
Comprovando o poder do jornalismo comprometido com a solução de problemas e com a vida das pessoas, o trabalho de Renato, iniciado em 2008, levou, sete anos depois, a radical mudança nas condições de vida daqueles doentes. Pesquisas, tratamentos, medicação, transporte, direitos sociais e trabalhistas são as faces da visibilidade obtida por eles a partir da mobilização iniciada pelo repórter.
“O povo da lua” traz ainda importantes registros feitos pelos repórteres fotográficos Ronaldo Oliveira e Gustavo Moreno que, junto com Renato Alves, tiveram sensibilidade, humanidade e respeito para mostrar ao Brasil a comovente história de luta e fé da comunidade de Araras.
Clara Arreguy, jornalista e escritora
Autor(a) ,
Renato Alves
Profissão: Jornalista
Nascido na mineira Sete Lagoas em 1974 e radicado em Brasília desde 1999, Renato Alves é autor de “O Caso Pedrinho” (Geração Editorial, 2015). Formado em Jornalismo pela PUC-MG e pós-graduado em Comunicação em Mídias Sociais, começou a carreira como repórter em 2000. Desde então ganhou importantes prêmios, como o Esso e o Embratel. Pelo Correio Braziliense, cobriu alguns dos principais eventos do século XXI, como o terremoto que devastou o Haiti e a Copa do Mundo da África do Sul, ambos em 2010. Em mais de vinte viagens a trabalho pelo mundo, esteve em países como Cuba, Rússia e Japão. Em 2013 desembarcou na Antártica para série de reportagens sobre o trabalho de pesquisadores e militares brasileiros no continente gelado.
Fotógrafo ,
Ronaldo Oliveira
Profissão: Fotojornalista
Fotógrafo ,
Gustavo Moreno
Profissão: Fotojornalista
Designer ,
Clarice Maia Scotti
Profissão: Designer gráfico
Clarice Maia Scotti é formada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, atua como designer gráfico concursada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais e já foi designer gráfico nas editoras UFMG e Autêntica. É a principal designer gráfica da Outubro Edições desde a criação da editora.
Editor(a) ,
Clara Arreguy
Profissão: Jornalista e escritora
Clara Arreguy nasceu em Belo Horizonte (MG) e vive em Brasília desde 2004. Foi repórter, crítica, editora e subeditora nos jornais Estado de Minas e Correio Braziliense e cronista na revista Veja Brasília. Autora de 30 livros, entre infantis, juvenis e adultos, romances, contos e crônicas, criou a Outubro Edições, pela qual publica livros de sua autoria e de outros autores.
Weight | .200 kg |
---|---|
Dimensions | 0.8 × 14 × 21 cm |
Related products
Livro
Livro
Livro
Livro
Livro