O III Encontro Mundial de Literatura Brasileira, promovido pela Focus Brasil, começou no dia 16/9, com o painel 1, sobre literatura brasileira no exterior. Depois de apresentada por Nereide Santa Rosa, diretora da Focus Brasil NY, Clara Arreguy coordenou a mesa, que teve os escritores Adriana Mayrinck (residente em Portugal), Alexandra Magalhães Zeiner (na Alemanha), Eliana Machado (na França), Sandro Vita (na Inglaterra) e Verônica Lessa (no Brasil).

Na segunda edição do Encontro Mundial, em 2020, Clara foi eleita pelo voto popular para uma cadeira na Academia Internacional de Literatura Brasileira, sediada em Nova York, e que hoje conta com mais de 600 nomes de autores brasileiros residentes em diversos países.

Durante o debate, cada expositor falou sobre seu trabalho de difusão da literatura brasileira fora do país, os desafios, as dificuldades, mas também as conquistas e realizações. Investir na própria carreira, fortalecer pessoalmente a relação com os leitores em festas, ferias e eventos, e nunca desistir de seus sonhos foram alguns dos conselhos dados pelos veteranos aos novos autores.

Para quem não pôde ver ao vivo, aqui vai o link para assistir ao painel no canal da Focus Brasil NY no Youtube: