Olá, eu sou a
Mineira de Belo Horizonte, Clara Arreguy radicou-se em Brasília em 2004. Jornalista e escritora, tem 26 livros publicados, entre romances, contos, crônicas, biografias e livros infantojuvenis. Atuou nos jornais Estado de Minas e Correio Braziliense e assinou crônica quinzenal na revista Veja Brasília. Mantém um blogue literário (outubroedicoes.com.br/blog) e trabalha com redação, edição e revisão. Criou e dirige a Outubro Edições, por meio da qual publica livros próprios e de outros autores.Integra o Instituto Cultural Casa de Autores, de Brasília, e o movimento feminista Mulherio das Letras.
A outubro edições
A Outubro Edições nasceu no início dos anos 2000, da oportunidade de abrir espaço para publicações independentes. A editora Clara Arreguy, jornalista e escritora, publicou pelo selo seu livro “Catraca Inoperante”, de crônicas, e os romances “Rádio Beatles” e “Siga as setas amarelas – de bicicleta no Caminho de Compostela”. E também volumes de outros autores, como “De Propósito” (poemas), de Tulio Romano, “Coração Menino” (poemas) e “Dois Dedos de Prosa” (crônicas), ambos de José Henriques Maia, e “De Todo Coração – a vida de Anna Maria Costa de Araújo” (em parceria com a Tridia Comunicação).
Em 2015 a Outubro assumiu novo perfil, mais profissionalizado, com a publicação de “Cheio de Graça – uma biografia de José Henriques Maia”, de Clara Arreguy, e de “Minha Trilha Sonora – 40 anos de jornalismo cultural”, de Irlam Rocha Lima.
Cada vez mais especializados, estamos trabalhando em novos livros de diferentes autores. Nossa expertise, a preparação de textos e a prestação de consultoria sobre produção literária e outros tipos de publicação. Contamos com um time de profissionais de primeira nas áreas de edição, design e projeto gráfico, diagramação, criação de arte e capa, revisão e finalização, além de todos os detalhes técnicos que envolvem a produção de um livro.
Destaques
Seu Maia – José Henriques Maia – foi o inspirador da criação da Outubro Edições. Seu livro Coração Menino deu início à aventura editorial da filha Clara Arreguy. Depois vieram Dois Dedos de Prosa, esta biografia e por fim o recente A Família Comedeira, história oral que ele contava para os filhos.
Já Dona Nini, matriarca dessa grande família e companheira do Seu Maia por mais de 60 anos, inspirou esse dicionário que é misto de homenagem e celebração da linguagem afetiva das casa de família. A mineiridade transpira nos verbetes, assim como a brincadeira, o jogo, o tecido das relações afetivas..